sexta-feira, 21 de março de 2014
Print Friendly and PDF


Elegemos os calçados que toda mulher precisa ter no closet – e ensinamos como combiná-los com o resto da produção

Há quem acredite que os sapatos respondam por 80% do look! Sim, de fato, eles conseguem transformar qualquer produção. Mas qual usar e em quais ocasiões?
Para esclarecer estas dúvidas, conversamos com as consultoras de moda e imagem Bia Kawasaki e Ana Pasternack. De quebra, listamos os modelos que toda mulher deveria ter no closet. Veja só:
Sapatilha
A sapatilha transmite a suavidade e a leveza das bailarinas. As coloridas ficam lindas com calças justas ou retas e saias curtas ou longas, bem femininas. Trata-se do maior coringa do guarda-roupa: couro e camurça combinam com o trabalho, verniz cai bem em ocasiões especiais e festas.
Anabela
Segundo Bia, este é outro salto que as mulheres confundem o uso. "O salto Anabela é casual, não combina com advogadas, mulheres que trabalham no mercado financeiro etc. Assim como a sapatilha, fica bem com jeans, minissaia e vestidinhos, sendo ideais para um look de domingo ou sexta casual", define.
Scarpim
São ideais para ocasiões sociais e casam bem com terninhos, mas também podem fazer bonito em looks descontraídos. Experimente usá-los com jeans pela canela, blusinha de seda e blazer. O scarpim deve ter presença garantida em eventos sociais, recepções e casamentos no inverno.
Sapatênis
Esse tipo de calçado combina com qualquer biotipo, mas tem um porém: tem que ser usado sem meia ou meia estilo sapatilha, bem escondidinha, da cor do calçado. Como é sempre esportivo, fica bom com calça cargo, bermuda, malha etc. Só não combina com alfaiataria. O sapatênis de cano alto é bastante democrático e pode ser usado com saia de malha, bermuda e todas as calças que tenham linguagem casual e esportiva, como a boyfriend. 
Sandália gladiadora
"Ela já está em alta há tempos e o diferencial é que ajuda a mulher a cultuar o lado sensual, sem expor o corpo. Pode usar com camiseta fechada e saia comportada, por exemplo", conta Bia. O único problema é que desfavorece as mulheres com pernas grossas. "Mulheres com pernas finas e bem definidas devem apostar nas gladiadoras, com salto alto ou flats. Ficam lindas com vestidos ou saias evasés e são ideais para baladas animadas de verão", explica Ana.
Tênis
Por incrível que pareça, ele pode ser um dos maiores vilões da moda, pois é tão confortável que as pessoas abusam do seu uso. Deve ser escolhido apenas para esporte, não para passear ou bater perna por aí. "É sempre bom lembrar que tênis esportivos ficam lindos com roupas também esportivas, modernas ou simples, calça de ginástica com camiseta e top. Existem modelos mais elaborados, como os sneakers supercoloridos que combinam com jeans - short, saia ou calça -, regatas ou blusinhas em tecidos tecnológicos", releva Ana.
Rasteirinha
As rasteirinhas são opções bem descontraídas para momentos de lazer no calor. Modelos com pedrarias e cristais encaram até festas com vestidos longos esvoaçantes.
Bota
"Todo sapato deve cumprir com a sua funcionalidade e as botas, especialmente de cano longo, são exclusivas para o inverno. Combinada ao shorts deixa o look desequilibrado", acredita Bia. Quem tem a panturrilha muito grossa ou é baixinha não deve usar com frequência esse tipo de sapato, pois ele dá a impressão de achatar a silhueta. Prefira as de salto, com pelo menos 4 ou 5 cm.  
Salto agulha
Bia afirma que, quando o salto é muito alto, o que importa é a mulher ter postura e se sentir confortável sobre ele. E essa história de combiná-lo com roupa esportiva só dá certo em editoriais de revista. "Esse salto tem uma conotação mais de festa e noite. O agulha dá sofsticação à roupa, como um jeans básico e uma camiseta", conta. As mulheres que estão com sobrepeso devem evitar, pois eles não favorecem esse biotipo e ainda podem quebrar.
Oxford
Uma coisa é certa sobre o Oxford: ele é um sapato típico do inverno. "Nada de combiná-lo com vestidinho floral ou de alcinha. Ele fica bem com jaqueta de veludo, lã e alfaitaria", comenta Bia. Já Ana acredita que esse sapato é a cara das mulheres modernas e arrojadas. "As que gostam de um estilo mais sóbrio podem combiná-lo com pantalonas e camisa de seda; já as mais despojadas ficam bem com shortinho ou sainha curta, meia 3/4 e camisa", indica a consultora.  
Alpargata e espadrille
Pouca gente sabe, mas esses sapatos são típicos dos pescadores do sul da França e foram imortalizados por atrizes como Brigitte Bardot e Audrey Hepburn. "As alpargatas feitas em lona lisa ou estampada, além de superconfortáveis, compõe looks modernos e descontraídos. Estilo navy, com as cores azul, branco e vermelho, e calças cropped, mais curtinhas, jardineiras, algodão e rendas combinam bem com clima 'al mare' das alpargatas", argumenta Ana. Elas são ainda mais esportivas que as sapatilhas e, por isso, em alguns ambientes de trabalho, devem ser evitadas.
Salto: usar ou não usar?
Toda mulher que abusa do salto acaba sentindo os efeitos: dores nas costas, na panturrilha e no peito do pé. No entanto o segredo está na moderação.
Segundo Alexandre Podgaeti, ortopedista, traumatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna, a altura ideal de um salto é entre 5 e 7 cm.
E outro detalhe: "Não se deve abusar dos calçados sem salto algum, pois o impacto é alto e eles podem causar outros problemas, como tendinite do Aquiles, que é quando tendão se insere na parte de trás do calcanhar, e fasciite plantar, uma inflamação da planta do pé", esclarece o especialista. 

0 Recadinhos ♥♥♥:

postagens relacionadas

Postagens  Relacionadas Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Nosso Blog Versão Celular (new)!

Nosso Blog Versão Celular (new)!
Experimente o Nosso Blog Para celular
Angel Wing Heart

Fan Page

Sparkly Santa Hat Ice Cream

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tradutor

Populares

Seguidores

Pesquise