terça-feira, 15 de abril de 2014

Dermatologistas contam o que pode ser feito para ajudar a prevenir e combater um dos maiores pesadelos dos filhos (e pais de) adolescentes

Cuidados para evitar acne e espinhas
Uma pele bonita e saudável é bem mais do que uma questão de estética. Basta lembrar que a pele é o órgão responsável por nos proteger dos agentes do ambiente e manter a temperatura do corpo constante.
Isso quer dizer que é ela a responsável por conseguirmos nos relacionar com o mundo que está à nossa volta, ou seja: a pele é um dos fatores que garantiram - e ainda garante! - a sobrevivência da espécie humana.
Mas existe uma fase na vida em que parece que a nossa querida pele se revolta contra a gente. Afinal, que adolescente nunca teve algum problema com espinhas?
Se você passou ilesa dessa fase, parabéns! A dermatologista Barbara Uzel comenta que a incidência da acne pode atingir até 90% dos adolescentes.
“Nesse período, os hormônios entram em uma espécie de ebulição para a formação dos caracteres sexuais e características de adulto. Na fase inicial, o organismo pode não fazer isso de forma muito controlada e esse descontrole acaba aumentando a produção de sebo pelas glândulas sebáceas”, explica a dermatologista Paula Periquito, que atua no Rio de Janeiro.
Na prática, isso implica um aumento da oleosidade da pele e, em seguida, da espessura da camada de ceratina, que acaba obstruindo os poros e desencadeando a acne. Quando esse processo resulta apenas em uma reação inflamatória, aparecem os cravos, e quando, além da inflamação, acontece uma infecção por bactérias, surgem as espinhas.
Dependendo da intensidade do aparecimento dos cravos e espinhas, uma etapa que era para ser natural no desenvolvimento humano pode acabar impactando a autoestima dos seus filhos. Por isso, é fundamental ficar de olho e promover, desde cedo, algumas mudanças na rotina, para ajudá-lo a prevenir a acne na adolescência. Confira algumas dicas:
  1. Tomar cuidado com a alimentação. Uma boa dica é incluir mais alimentos ricos em fibras e vitaminas na dieta diária e diminuir as comidas muito gordurosas, além de ingerir bastante água. “Recentemente, estudos demonstraram a associação da acne com uma dieta rica em alguns tipos de alimentos, como leite e derivados, alimentos com elevado índice glicêmico e pobre em fibras”, alerta Barbara.
  2. Lavar o rosto, mas com moderação. Como a acne começa por um bloqueio de poros, é importante que seu filho mantenha uma boa higienização da face e, nos casos mais agudos, crie o hábito de fazer limpeza de pele, conforme recomenda a dermatologista Carolina Pontes. Entretanto, a frequência de lavagem não deve exceder duas vezes ao dia, para não surtir o efeito contrário e aumentar a oleosidade.
  3. Resistir à tentação de espremer cravos e espinhas. Um dos pontos mais importantes para tratar a acne é fugir do espreme-espreme, que pode infectar a pele ainda mais e deixar marcas difíceis de eliminar. “Em casa, dificilmente conseguimos esvaziar todo o conteúdo dos cravos e espinhas e abrimos caminho para a proliferação de bactérias, que podem ocasionar desde uma infecção local simples até graves e generalizadas”, alerta Paula.
  4. Usar produtos indicados para o tratamento da acne. Existe uma ampla variedade de produtos disponíveis no mercado, mas é fundamental procurar um dermatologista para que ele indique os mais adequados para o seu filho. “O tratamento depende do grau da acne que o adolescente apresenta. Pode ser tópico, com o uso de sabonetes especiais para a diminuição da oleosidade, substâncias queratolíticas e anti-inflamatórias, ou com medicamentos orais, como antibióticos, anticoncepcionais e, em casos específicos, substâncias mais potentes como os retinóides orais”, esclarece a dermatologista Patricia Consorti.
  5. Para as meninas, só maquiagem adequada ao tipo de pele: base e pó, principalmente, devem ser de boa qualidade e indicadas especialmente para a pele oleosa. Além disso, dormir de maquiagem nunca pode se tornar um hábito – se o make não for adequado para a pele oleosa e removido corretamente, pode se acumular nos poros e piorar a acne.

0 Recadinhos ♥♥♥:

postagens relacionadas

Postagens  Relacionadas Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Nosso Blog Versão Celular (new)!

Nosso Blog Versão Celular (new)!
Experimente o Nosso Blog Para celular
Angel Wing Heart

Fan Page

Sparkly Santa Hat Ice Cream

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tradutor

Populares

Seguidores

Pesquise